A granulometria dos fertilizantes pode ser definida como: distribuição do tamanho das partículas de um sólido em relação a uma malha conhecida.
O material classificado como passante àquele que possui tamanho de grãos menores do que a malha da peneira, e o retido é o que possui grãos maiores do que o gabarito da malha.
Quanto aos fertilizantes minerais simples comercializados no Brasil, estes devem respeitar algumas garantias mínimas de tamanho de partículas e grânulos. conforme especificado pela Instrução Normativa do MAPA de n° 39 de 08/08/2018. Veja tabela a seguir:

Por que é importante conhecer a granulometria dos fertilizantes no momento da compra?
Em primeiro lugar, a granulometria dos fertilizantes está diretamente relacionada à superfície de contato dos grãos no solo. Quanto menor o tamanho do grão, maior é a superfície de contato. Isso resulta em interações mais rápidas e uma disponibilização mais rápida dos nutrientes no meio.
Então, quanto mais fino ele for, melhor ele vai ser?
Não necessariamente!
Ou seja, o fato de ser muito fino pode causar inconvenientes na aplicação. Isso inclui dispersão eólica indesejada, perda por lixiviação, retenção de umidade e empedramento.
A Mg Agro fornece suas soluções de forma adaptativa às necessidades granulométricas do cliente, produzindo desde fertilizantes granulados e microgranulados, até dos tipos pó, filler e ultrafinos (mais indicados para aplicação via fertirrigação, gotejamento e via caldas orgânicas).